sexta-feira, 12 de julho de 2013

Mariologia (autor: Rey Paredes)

É bem-vinda a tradução da obra de J. Cristo Rey Paredes, intitulada “Mariologia. Síntese bíblica, histórica e sistemática”, Ed. Ave Maria. Como já se alude no título, o autor divide o livro em três partes, com os respectivos capítulos:
(1): Mariologia Bíblica. De mãe de um judeu marginal a “Rainha do Céu”. Cap. I – A mãe de um judeu marginal; Cap. II – A Mãe do Rei dos judeus; Cap. III – A mãe agraciada e crente; Cap. IV – A mãe do Verbo que se fez carne; Cap. V – Maria e as deusas: o contexto religioso da Ásia Menor.
(2): Mariologia Histórica. Mariologia estrutural, mariologia dos privilégios. Cap. VI – A nova Eva: Maria, a Igreja; Cap. VII – Maternidade virginal de Maria; Cap. VIII – A Imaculada, a Assunção.
(3): Mariologia Sistemática. A primeira de nossa herança. Cap. IX – A chave interpretativa: a verdade sobre Maria; Cap. X – Maternidade transcendente de Maria. Et incarnatus est de Spiritu Sancto ex Maria virgine; Cap. XI – A santidade de Maria, princípio e fim; Cap. XII – Maria é necessária? Sua função salvífica; Cap. XIII – A mulher na plenitude dos tempos.

O autor assume, com lucidez, a originalidade e as dificuldades de sua abordagem. Assim se expressa:  “Ao concluir este livro, reconheço suas limitações. Mas eu estou apaixonado pela mariologia do caminho. Espero que possa ajudar a caminhar. Que tenha talvez o impulso suficiente para suscitar, ao começar este terceiro milênio, uma nova geração de teólogas e teólogos capazes de dizer melhor o que aqui são apenas apontamentos. Também devo confessar uma impressão, que desde o princípio me apanhou de surpresa: quando uma pessoa se põe a pensar em Maria, sente-se levada para cima e para baixo, para a direita e para a esquerda. Tenho a impressão de que, para falar dela, precisei falar com tantos e tantas, de tantos e de tantas, que no final não sei… Ela é todo um símbolo. Ponto de encontro. É inspiração” (p. 10).

terça-feira, 9 de julho de 2013

Turma de mariologia na FAJE

Turma do 3º ano de Teologia da graduação da FAJE, em BH, que estudou mariologia no primeiro semestre deste ano.