segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Maria na nova evangelização (1)

Da Carta Apostólica do Papa Francisco: Maria e a alegria do Evangelho

(284) Juntamente com o Espírito Santo, sempre está Maria no meio do povo. Ela reunia os discípulos para o invocarem (At 1, 14), e assim tornou possível a explosão missionária que se deu no Pentecostes. Ela é a Mãe da Igreja evangelizadora e, sem Ela, não podemos compreender cabalmente o espírito da nova evangelização.

(285) Na cruz, quando Cristo suportava em sua carne o dramático encontro entre o pecado do mundo e a misericórdia divina, pôde ver a seus pés a presença consoladora da mãe e do amigo. Naquele momento crucial, antes de declarar consumada a obra que o Pai lhe havia confiado, Jesus disse a Maria: «Mulher, eis o teu filho!» E, logo a seguir, disse ao amigo bem-amado: «Eis a tua mãe!» (Jo 19, 26-27). 
Estas palavras de Jesus, no limiar da morte, não exprimem primariamente uma terna preocupação por sua Mãe; mas são, antes, uma fórmula de revelação que manifesta o mistério duma missão salvífica especial. Jesus deixava-nos a sua Mãe como nossa Mãe. E só depois de fazer isto é que Jesus pôde sentir que «tudo se consumara» (Jo 19, 28).
Ao pé da cruz, na hora suprema da nova criação, Cristo conduz-nos a Maria; conduz-nos a Ela, porque não quer que caminhemos sem uma mãe; e, nesta imagem materna, o povo lê todos os mistérios do Evangelho. Não é do agrado do Senhor que falte à sua Igreja o ícone feminino. Ela, que o gerou com tanta fé, também acompanha «o resto da sua descendência, isto é, os que observam os mandamentos de Deus e guardam o testemunho de Jesus» (Ap 12, 17). 

Esta ligação íntima entre Maria, a Igreja e cada fiel, enquanto de maneira diversa geram Cristo, foi maravilhosamente expressa pelo Beato Isaac da Estrela: Nas Escrituras divinamente inspiradas, o que se atribui em geral à Igreja, Virgem e Mãe, aplica-se em especial à Virgem Maria (...). Além disso, cada alma fiel é igualmente, a seu modo, esposa do Verbo de Deus, mãe de Cristo, filha e irmã, virgem e mãe fecunda. (...) No tabernáculo do ventre de Maria, Cristo habitou durante nove meses; no tabernáculo da fé da Igreja, permanecerá até ao fim do mundo; no conhecimento e amor da alma fiel habitará pelos séculos dos séculos.

(286) Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura. Ela é a serva humilde do Pai, que transborda de alegria no louvor. É a amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida. É aquela que tem o coração trespassado pela espada, que compreende todas as penas. Como Mãe de todos, é sinal de esperança para os povos que sofrem as dores do parto até que germine a justiça.
Ela é a missionária que se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto materno. Como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus. Através dos diferentes títulos marianos, geralmente ligados aos santuários, compartilha as vicissitudes de cada povo que recebeu o Evangelho e entra a formar parte da sua identidade histórica (..).

Um comentário:

Gonzalo Benavides disse...

É interessante que o Papa Francisco, refletindo sobre a presença de Maria junto à cruz, não destaque a dor dela, que com certeza experimentou, mas a sua maternidade. Ele a apresenta como a “Mãe da Igreja evangelizadora”, isto é, como aquela que caminha conosco, nos aproxima do amor de Deus e nos anima no discipulado.

O evangelho de João desenvolve esse modelo maternal de Maria em duas passagens. Primeiro em Caná (Jo 2,1-12), no início dos sinais de Jesus, levando os discípulos a acreditarem no seu Filho. Maria, a primeira discípula, nos apresenta Jesus para segui-lo. Depois, no Calvário (Jo 19,25-27), na “hora” da glorificação e consumação, permanecendo com fidelidade junto de Jesus. Maria, de pé junto à cruz, expressa a atitude do discípulo, daquele que está em sintonia com Jesus, exercitando a fé nos momentos de crise e dúvida. Ela é exemplo de perseverança com Jesus e em Jesus.

Assim, Maria, embora sendo sua Mãe, faz parte também da Igreja, da comunidade dos discípulos, daqueles que seguem Jesus Cristo e anunciam no mundo sua mensagem. Como em Belém aos pastores, ela continua nos apresentando seu Filho para que conhecendo-o, o amemos e sigamos. Essa é a missão de Maria: nos indicar o caminho para o seguimento de seu Filho.