quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Aparição marianas recentes

Dom Rafael Maria da Silva, beneditino

Recentemente a Igreja se viu no dever de tomar uma posição sobre o caso das supostas mariofanias em Medjugorje que desde 1981 vem ocorrendo a seis videntes na Bósnia-Herzegovina. Foi formada uma Comissão de teólogos para aprofundarem tal fenômeno a 18 de Dezembro de 2009. A necessidade de formar uma Comissão Teológica entra nos parâmetros de documentos emanados pela Santa Sé a este respeito. Muitos são os frutos decorrentes de Medjugorie, mas também muitas polêmicas surgiram, levando a séria confusão e, porque não dizer, escândalos envolvendo eclesiásticos locais e internacional, assim como surgiram posições contra e a favor da suposta aparição.
Três recentes mariofanias foram aprovadas pela Igreja. Isto quer dizer que se pode encontrar nestes fenômenos a ação do Espírito de Deus a favor de sua Igreja, porque condizentes com a Palavra de Deus, a Tradição da Igreja e a voz do Magistério. As aparições reconhecidas são: Laus nos Alpes francês, Kibeho em Ruanda na África e em Champion nos USA.

As aparições da Virgem em Laus a venerável Benedita Recurel ocorreram em 1644 e duraram cerca de 54 anos até a morte da vidente em 1718. Caso excepcional (!) e quem sabe iluminante para os que criticam as supostas aparições de Medjugorje que acontecem a cerca de trinta anos. Em Laus, as aparições foram uma formação cristã pessoal para vidente e comunitária para os fiéis. A vidente demonstrou ao longo dos cinquenta anos de experiencia com a Virgem Mãe de Deus um crescimento na fé, na esperança e na caridade, fruto de uma ação contínua do Espírito Santo. Estas aparições foram estudadas por duas vezes e na última é que foi reconhecida oficialmente pelo episcopado local em 24 de Maio de 2008.
Em Kibeho, as aparições ocorreram a seis jovens videntes africanos em 1981 e terminaram em 1996. Destes seis jovens, o episcopado ruandês achou por bem reconhecer somente três deles por considerarem autênticos no comportamento de fidelidade à Igreja e das mensagens. Os outros três estão ainda a ser aprofundados. Os elementos proféticos, característica de quase todas as mariofanias estão presentes nas aparições de Kibeho. Aqui a Virgem Maria anuncia o caminho da conversão e da oração para evitar o genocídio que infelizmente ocorreu em 1994 onde cerca de 3. 070.000 pessoas morreram por causa de rivalidades tribais. Ainda, a Virgem Maria, se designando como «Mãe do Verbo», revigora uma antiga devoção local, o «Rosário das Sete Dores de Maria»… Se pode dizer que as aparições da Virgem em Kibeho possuem elementos de inculturação local ao qual a diferencia das aparições europeias, isto é modo de se expressar, seus gestos e a modalidade dos êxtases. Um detalhe curioso é a cor com que a Virgem, Mãe do Verbo aparece em Kibeho, não é de cor negra como a cor própria dos africanos, mas uma cor «negra» diferente, segundo os videntes, um negro transfigurado na ressurreição do Senhor.

Os bispos africanos de Ruanda se viram no dever de estudarem com todos os elementos necessários para poder dar uma resposta sábia e coerente ao povo local e mundial sobre os fenômenos ali acontecidos. Estas aparições foram aprovadas pelo episcopado ruandês em  2001.
Com Decreto de 8 de Dezembro de 2010 o bispo de Green Bay, Mons. David Ricken aprovou três aparições da Virgem Maria ocorridas em 1859 a Adele Brise, uma jovem imigrante belga, solicitando-a ao trabalho na conversão dos pecadores.
Para a América Latina no século XX duas aparições marianas foram aprovadas pelos bispos locais: Finca Betânia (Venezuela) aprovada em 28 de Novembro de 1987 e a San Nicolas (Argentina) a aprovação parcial em 28 de Outubro de 1988 com a construção do santuário, publicação das mensagens e liberdade do culto.
(Fragmento de um texto do autor).