sábado, 19 de maio de 2012

Novo compêndio de mariologia

Acaba de ser lançado por Ed. Paulinas e Ed. Santuário o livro “Maria, toda de Deus e tão humana. Compêndio de Mariologia”. Meu intento é partilhar de forma clara, simples e sintética os principais elementos da marialogia contemporânea, nos seus três grandes blocos: Maria na bíblia, nos dogmas e no culto cristão.
Conto-lhe brevemente a história desta obra. Na passagem do milênio, a CNBB me convidou para escrever um texto pastoral sobre a mãe de Jesus. Elaborei então o livrinho “Com Maria rumo ao novo Milênio”. Anos depois, recebi o convite de uma editora espanhola, com ênfase em catequese, para escrever uma obra de mariologia na coleção “Livros Básicos de Teologia”. Publicou-se então, na Espanha, no México e no Brasil, “Maria toda de Deus e tão humana”, que teve quatro edições no nosso país.
Continuei a lecionar Mariologia (em Belo Horizonte, São Paulo e Taubaté), fiz palestras e conferências, participei de simpósios e congressos para distintos públicos, li autores recentes, conheci mais textos patrísticos sobre Maria, participei na elaboração de um EAD (Educação à distância) sobre a Mãe de Jesus e então senti a necessidade de fazer uma nova obra, apoiando-me no que já havia produzido. Procurei responder às perguntas que captei de meus alunos, colegas teólogos(as), agentes de pastoral e líderes de comunidade. Acompanhei pela Internet os sites marianos dos últimos anos e as publicações de movimentos aparicionistas. Tudo isso me motivou a escrever o novo livro.
Há muitos elementos originais e outros que foram mantidos da obra anterior, “Maria toda de Deus e tão humana”. A primeira novidade consiste na interface das linguagens. Além do conteúdo do livro, o leitor(a) pode acompanhar novos textos, músicas e clips, além de manifestar sua opinião e deixar perguntas, neste blog. Também encontrará no Youtube uma série de pequenos vídeos intitulada “Trem da mariologia”, em linguagem pastoral, em estreita ligação com os assuntos desenvolvidos no livro.
Além disso, ao final de cada capítulo, foram acrescentados “Textos complementares” de teólogos(as), de pastoralistas e do magistério recente da Igreja, de forma a estimular a busca de novos conhecimentos. Atualizou-se a bibliografia. Criaram-se capítulos novos. Ampliaram-se outros. Veja as novidades e os elementos comuns desta obra, em relação à anterior.

Prefácio: completamente novo.
Cap 1: Refletir sobre Maria Hoje. Atualizamos várias questões teológico-pastorais. Acrescentamos as “linhas básicas da mariologia do Vaticano II” e fizemos uma reflexão original sobre “as fontes da mariologia” e “o uso do pensamento dedutivo na mariologia”.
Cap 2: Maria em Marcos e Mateus. Como em quase todos os capítulos de mariologia bíblica, mantivemos o núcleo de “Maria, toda de Deus  e tão humana”. Aperfeiçoamos a linguagem. Acrescentamos elucidativos textos complementares sobre os Apócrifos Marianos, a instituição familiar no tempo de Jesus e uma interpretação original de “Quem são a minha mãe e os meus irmãos”.
Cap 3. Maria em Lucas (I). A perfeita discípula; Cap 4. Maria em Lucas (II). Louvor e profetismo. Aqui reside o núcleo da mariologia bíblica. Para facilitar a leitura e assimilação, a visão sobre Maria no evangelista Lucas foi dividido em dois capítulos. Apresentamos textos complementares para ampliar a reflexão.
Cap 5. Maria em João: Caná e Cruz; Cap 6. Maria no Apocalipse e outros escritos Bíblicos. Estes capítulos também tiveram poucas modificações. A novidade consiste nos “textos complementares” de vários mariólogos(as).
Cap 7. Maria, da bíblia ao dogma. Este capítulo foi bastante modificado. Suprimiram-se vários parágrafos. Fundiu-se com parte do capítulo anterior, que versava sobre Hermenêutica bíblica. Conferiu-se assim maior unidade na apresentação do tema.
Cap 8. Maria Mãe e Virgem. O texto foi atualizado e ampliado, com a ajuda de literatura recente. Acrescentamos várias informações acerca do tema da Virgindade de Maria.
Cap 9. Imaculada Conceição. Além de fornecer mais informações sobre o caminho de maturação do dogma, ampliou-se a reflexão sobre a Imaculada, à luz da Antropologia Teológica. Os textos complementares possibilitam a compreensão plural sobre o tema.
Cap 10. Assunção. Devido os significativos acréscimos de caráter bíblico, histórico e teológico-dogmático, separamos o tema da Assunção num novo capítulo. Mostrou-se com mais clareza os liames do tema com a escatologia cristã. Analisaram-se textos de apócrifos assuncionistas. Por fim, abordou-se um tema atual, que tem suscitado muitas perguntas:  as tentativas de novos dogmas marianos.
Cap 11. Maria na devoção e na liturgia. Este capítulo é fundamental para compreender a legitimidade do culto a Maria, na comunhão dos Santos, mantendo a crença na única mediação de Jesus. Além de aperfeiçoar o texto existente, a nova versão acrescenta os critérios de renovação para a piedade mariana, de Paulo VI, e orientações de João Paulo II sobre a oração do rosário. Encerra-se com a reflexão sobre “Religiosidade católica e devoção mariana”.
Cap 12. As aparições de Maria. Capítulo todo original, apresenta o fenômeno em sua complexidade e fornece elementos teológico-pastorais para análise e discernimento das presumidas aparições atuais.
Oração conclusiva. A reflexão teológica acerca de Maria se encerra com a reverência ao mistério de Deus neste mulher tão especial. Concluí-se o livro com uma oração de ação de Graças a Deus, por Maria, que já estava na obra anterior.
Bibliografia geral: Atualizamos as obras de marialogia e as dividimos em grandes temas, para ajudar o estudante e encontrar o que procura nos distintos blocos da marialogia.

O livro se encontra nas livrarias Paulinas ou nas distribuidoras da Editora Santuário. Fonte: Afonso Murad, Maria toda de Deus e tão Humana. Compêndio de Mariologia, prefácio.