segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O rosário, bela oração mariana

Não se sabe quando os cristãos começaram a rezar a Ave-Maria como oração vocal. Na Idade Média, uns monges analfabetos, que não podiam ler os Salmos, recitavam de memória algumas frases. Lembrando os 150 salmos, eles rezavam, três vezes ao dia, blocos de 50 Ave-Marias, compostas somente pela saudação do anjo (Lc 1,28) e as palavras de Isabel (Lc 1,42). Outros faziam a mesma coisa com o Pai-Nosso. A segunda parte da oração (Santa maria, mãe de Deus, rogai por nós...) foi incorporada ao rosário provavelmente a partir do ano 1480.

O monge Henrique Kalkar, por volta do ano 1300, fez a divisão das Ave-Marias em 15 dezenas, com o Pai-Nosso iniciando cada uma. Mais tarde, outro monge propôs a meditação dos mistérios. Cem anos depois, o dominicano Alano de la Rocha propôs a meditação dos mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos. Com eles se contemplam, respectivamente, a encarnação do Filho de Deus, sua paixão e morte, a ressurreição e glorificação de Jesus e de Maria. E assim o rosário se espalhou por toda parte. Muitas confrarias e Institutos religiosos promoveram sua devoção. Como é uma oração fácil, o povo aprendeu logo. O Papa João Paulo II acrescentou os mistérios da luz, que contemplam a missão de Jesus. Assim, o rosário passou de 150 para 200 Ave Marias, divididas agora em quatro sequências de “mistérios”: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos.
A devoção do rosário é conhecida no Brasil como “terço”, pois as pessoas rezam cada vez 1/3 das 150 Ave-Marias. No correr de vários séculos, pessoas e grupos modificaram e organizaram a oração das Ave-Marias, até chegar ao que temos hoje. E da mesma forma como ele foi modificado com o tempo, pode também mudar hoje.

Embora tenha uma estrutura fixa para nos ajudar, o rosário é uma oração vocal livre. Você pode rezá-lo sozinho ou em grupo, em qualquer hora do dia ou da noite, de muitas formas. Faça-o como lhe guia o coração. Não se aconselha recitá-lo de forma mecânica, repetindo às pressas as Ave-Marias. É melhor rezá-lo de forma tranqüila, contemplando os mistérios, para experimentar seus frutos espirituais. Sugere-se que a recitação do rosário seja enriquecida com trechos Palavra de Deus, hinos e canções. Portanto, o rosário é uma devoção saudável, que ajuda os fiéis a entrar em sintonia com Deus, venerando a mãe de Jesus e contemplando os mistérios da vida de Jesus.
Veja mais em: Afonso Murad, Maria toda de Deus e tão humana. Compêndio de mariologia. Paulinas - Santuário, 2012, cap.11.

Nenhum comentário: