quarta-feira, 20 de julho de 2011

Maria no coração da Evangelização

Segue abaixo o esquema da conferência conclusiva do Simpósio de Mariologia, intitulada "Maria no coração da Evangelização". Esperamos que em breve seja disponibilizado em vídeo no Youtube.
(Para ampliar, clique com mouse esquerdo sobre o eslaide. Para salvar no seu computador, use o botão direito do mouse: "salvar imagem como").























segunda-feira, 18 de julho de 2011

Simpósio Mariano - Conferencia de abertura

De 17 a 20 de julho, acontece em Sáo Paulo, no Colégio Arquidiocesano, o Simpósio de Mariologia, promovido pela UMBRASIL (União Marista do Brasil). Na Conferência de abertura, apresentei alguns elementos gerais sobre a mariologia, enquanto parte da teologia, e suas tarefas para hoje. Segue abaixo o esquema dos eslaides, sobretudo para os 200 participantes do evento. (Afonso Murad)







domingo, 10 de julho de 2011

Quem é a mulher, em Apoc 12?

A mulher que aparece aqui, no último livro da Bíblia, é aquela de que se fala na primeira página da Bíblia, em conflito com a serpente (Gn 3,15). É Eva, a primeira mulher. É também a humanidade toda enquanto gera filhos que lutam contra as forças da morte e da maldição. É o povo de Deus, chamado a defender a vida humana, transmitir a benção de Deus a todos os homens e mulheres (cf. Gn 12,1-3) e consertar o mundo estragado pela maldição. A mulher (também) é Nossa Senhora, em que se afunilou toda esta luta contra a maldição e a morte. É Maria, a moça humilde e pobre de Nazaré, enquanto gera o menino Jesus, esperança de libertação para todos.

Esta mulher, gritando em dores de parto, representa a esperança de vida que existe no coração de todos, sobretudo dos pobres. Esperança, ao mesmo tempo, frágil e forte. É frágil como a mulher na hora de dar à luz: não tem defesa, nem pode lutar, pois está totalmente entregue a doar a vida nova a um novo ser humano. Mas, por isso mesmo, ela é forte, o ser mais forte do mundo! Sem as mulheres frágeis com coragem de dar à luz, a vida já teria cessado sobre a face da terra e nós não teríamos nascido.

Aquela luta, anunciada por Deus, desde a primeira página da Bíblia, atinge agora o seu ponto decisivo em Maria que dá à luz ao menino Jesus. Maria representa todas as mães que geram filhos e que garantem, assim, o futuro da humanidade. (Representa também) as mães que lutam para transmitir aos filhos a sua esperança, a sua vontade imensa de ser gente. Simboliza todas as pessoas que acreditam no bem e na vida, que lutam para que a vida possa vencer a maldição que entrou no mundo pela serpente. Ela representa sobretudo o “povo humilde e pobre que busca a sua esperança unicamente em Deus” (Sf 3,12)

Sintetizado de: Carlos Mesters, Maria, a mãe de Jesus.Vozes, 3ed, 1987, p.76-77.