sexta-feira, 22 de abril de 2011

Participação no programa "Sermão da Paixão de Cristo" na Jovem Pan

Na sexta-feira da paixão participei do programa "Sermão da Paixão", em São Paulo, transmitido pela Rádio Jovem Pan AM, com emissão simultânea em vídeo pela internet. O programa, em sua 44a edição, é coordenado por Maria Yamasaky, com participação especial dos Dehonianos.
Das 14h15 às 16h apresentei temas em torno de Maria na Bíblia: sua participação na paixão e morte de Jesus, o perfil delineado por Lucas, as crises e desafios de sua fé; enfim, a atualidade da figura de Maria a partir dos Evangelhos. Mostrei como, no correr da existência, Maria viveu papéis diversos e complementares: mãe de Jesus, discipula e seguidora, e mãe da comunidade.
Padre Augusto foi meu interlocutor, fazendo perguntas inteligentes e bem elaboradas. Respondi também às questões que vinham dos ouvintes através de emails. Algumas perguntas versavam sobre outros temas: ética cristã, a salvação-redenção em Cristo, o sentido das ultimas tragédias no Japão e no Rio de Janeiro.
Fiquei contente em ter esta oportunidade de falar sobre Maria na sexta-feira da paixão, para um público amplo e diverso.
Encerrei minha participação ressaltando uma convicção pessoal que norteia minha reflexão sobre a Mariologia: a compreensão cristã sobre Maria deve estar centrada sempre em Jesus. Somente a partir dele se compreende de maneira correta a participação de Maria.