domingo, 9 de janeiro de 2011

Maria, a pequena

A notícia de que uma cidade brasileira, mais por interesse dos políticos do que dos religiosos pretende erguer uma estátua para Maria maior do que a imagem do Cristo do Corcovado me fez refletir.

A maioria das imagens que retratam as manifestações da profetiza e mãe Maria são pequenas. Lourdes, Fátima, Guadalupe, Aparecida, Rocio, Nazaré e centenas de outras figurações da mesma mãe do Cristo são pequenas. Algumas não chegam a 30 centímetros. Não imagino Maria aprovando tal imagem dela, já que ela se proclamou a serva do Senhor (Lc 1,38) que olhou para a sua pequenez (Lc 1,41). Não fez outra coisa que viver para apontar o Filho. Os textos bíblicos não nos permitem imaginar Maria pedindo louvores. O fato de ela ter declarado que seria enaltecida por causa do seu Filho (Lc 1,48) não nos autoriza a imaginar que ela saia por ai pedindo que a enalteçam. Nada seria mais estranho a Maria do que pedir que a louvem. Por esta razão, eu que acredito que existem verdadeiras aparições e verdadeiros videntes, duvido de e questiono qualquer vidente ou revelado que venha com essa história de que Maria está pedindo para ser louvada. Minha Bíblia dá outra idéia de Maria.

Como lua, ela recebe sua luz do Sol que é Jesus e passa a luz de Jesus para nós. Agrada-me ver que, na maioria dos santuários marianos, Maria não disputa o lugar de Jesus, nem mesmo nas imagens. A primeira visão em Fátima é o enorme crucifixo da entrada do pátio. É preciso perguntar onde está a imagem dela. Em Guadalupe o que se vê é a enorme cruz no fundo. É preciso, outra vez, procurar o quadro de Maria. Em Aparecida, ela fica no fundo bem pequena. O que aparece é o grande altar onde está o Cristo. Em Belém do Pará, a imagenzinha de Nazaré é tão pequena que é preciso olhar de perto até achá-la.

Achei que devia fazer esta reflexão para os irmãos que inadvertidamente desviam a atenção para ela, quando ela queria toda a atenção para o seu Filho. Maria é cristocêntrica. Façamos o mesmo que ela! Ela é grande, exatamente porque sempre soube o seu lugar no mistério do Cristo.
Texto: Padre Zezinho, SCJ.
Figura: Maria Imaculada, A. Coello (detalhe)