terça-feira, 23 de novembro de 2010

Estavas certa, Maria!

Padre Zezinho, SCJ.
Estavas certa, Maria. Disseste diante de Isabel que daqueles dias em diante, todas as gerações te louvariam te chamariam bendita. E foi o que aconteceu. Por causa do teu Jesus e por crerem na divindade do teu filho, a maioria dos cristãos escreveu teu nome em praças, ruas, prédios, navios, cidades, vidraças, vitrôs, camisetas, faixas, imagens, templos e até em chaminés. Está lá escrito em letras bem visíveis: Maria, com Maria, em Maria, para Maria. Milhões de homens e mulheres carregam-te no sobrenome ou no nome. Maria das Graças, Maria de Fátima, Maria da Conceição, Maria das Dores, Pedro Maria, João Maria, Antônio Maria, José Maria...
Estavas certa. Teu nome foi exaltado acima dos outros nomes. Maior do que o teu, apenas o de Deus. Jesus teu filho não tem nenhum ciúme disso. Até porque se trata da mãe dele que quis que seu discípulo João a adotasse por mãe. Nenhum problema se nós seus outros discípulos também te adotamos e te chamamos de mãe.
Estavas certa Maria. Quer queiram quer não, teu nome estará sempre ligado ao de Jesus, porque ele não veio do céu de para-quedas, nem nasceu numa estufa. Nasceu no teu ventre, cresceu ali e viveu no teu colo e depois ao teu lado por mais de trinta anos. De Jesus tu entendes, a ele tu conheces e certamente melhor do que qualquer cristão, tu sabes falar com ele.
Por isso vivemos a pedir-te que ores conosco e por nós, falando a teu filho por nós e ao Pai em nome do filho dele e do teu Filho Jesus. Nós também falamos ao Pai em nome de Jesus, foi isso que ele disse que deveríamos fazer. Se nós podemos, tu podes e melhor do que nós.
Estavas certa, Maria. Depois de Jesus, ninguém nesse mundo merece mais carinho e atenção dos cristãos. És maravilhosa. Por isso eu oro ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Falo ao Pai em nome do Filho, pedindo graças, e falo contigo pedindo que peças comigo estas mesmas graças em nome do teu filho.
O Pai e o Filho podem conceder a graça. O Pai porque é o Pai, o Filho porque todo poder lhe foi dado e o Espírito Santo, porque Pai e Filho no-lo enviam. Nós só podemos pedir. Mas teu pedido e teu jeito de pedir é melhor que o nosso!
Por isso Maria é que te amo e te admiro e às vezes falo contigo. Jamais confundi ou confundirei as coisas. Não és deusa. Mas sabes e podes mais do que eu e todos os padres e pastores do mundo. É a mais cristã de todos os cristãos. És a mais completa seguidora de Jesus. Estou com Isabel! Concordo com ela!
Encanto-me contigo. E te quero por mãe, já que Jesus te deu por mãe a João... Sou discípulo dele e quero ser teu filho também. Nunca te igualarei a Jesus porque nem é certo nem quero isso. Mas nunca fingirei que não exististe ou não existes.
Jesus teve mãe na terra e tem mãe no céu. E ela orava e ora. Então Maria, ora por mim ao teu Jesus. Do teu jeito que certamente é melhor do que o meu jeito. Amém.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Salve Rainha

Salve Rainha
Mãe, educadora e discípula de Jesus
filha querida do Deus misericórdia.
Sinal humano da Trindade:
Vida, doçura e esperança.
A ti clamamos,
homens e mulheres filhos da Terra.
Contigo nos alegramos nas conquistas do Bem,
Contigo suspiramos, chorando nos momentos de dor.
Volta seu olhar para nós.
Mostre-nos Jesus, o bendito fruto do teu ventre.
Roga por nós, santa mãe do Filho de Deus encarnado,
Jesus nosso mestre e Senhor.
Amém!

Oração: Ir. Afonso Murad
Imagem: Imaculada - Rubens (detalhe)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Salve Rainha para nossos dias

Você já deve ter percebido que a oração da "Salve Rainha" tem muitas expressões que já perderam o sentido para o homem e a mulher do nosso tempo. Esta oração, de origem medieval, expressa uma visão pessimista. Denomina os seres humanos como "degredados filhos de Eva". Vê o mundo somente como "vale de lágrimas". E sem contar que não faz referência a Deus Pai e ao Espírito Santo. Jesus aparece somente no final, e não no centro da oração
Hoje recebi um bilhetinho verde intitulado "Salve Rainha para o Século XXI", de atoria do Ir. Glauco Vilhena.
A partir de sua bela oração, arrisco, sem pretensões, uma Salve Rainha atualizada: referida ao Deus trindade, com um visão mais positiva sobre o mundo e nós.
Se você gostou, reze com ela e a divulgue.

Salve Rainha, Filha predileta de Deus Pai,
Mãe e educadora de Jesus, e Templo do Espírito Santo.
A vós suplicamos, desta terra abençoada,
em que Deus nos colocou
para realizar a obra de sua glória.
Guiai-nos, confortai-nos e protegei-nos.
Ajudai-nos a encontrar a verdadeira alegria e a felicidade,
tornando Jesus conhecido, amado e seguido,
no serviço aos irmãos e irmãs,
e no cuidado com o nosso planeta.
E assim, caminhando com o vosso olhar materno,
conduzi-nos até o encontro definitivo com Deus.
Amém.